EUROPE - BRAZIL COLLABORATION OF BIG DATA SCIENTIFIC RESEARCH THROUGH CLOUD-CENTRIC APPLICATIONS

EUROPE - BRAZIL COLLABORATION OF BIG DATA SCIENTIFIC RESEARCH THROUGH CLOUD-CENTRIC APPLICATIONS

UFMG inaugura ilha de experimentação para pesquisas em internet do futuro em rede disponibilizada pela RNP

Universidade passa a integrar a Fibre, que permite testes em novas arquiteturas alternativas ao desenho da internet atual.

Foi instalada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) uma ilha de experimentação da plataforma Future Internet Brazilian Environment for Experimentation (Fibre), um laboratório em larga escala que permite a pesquisadores de redes experimentarem novas arquiteturas alternativas ao desenho da internet atual. A Fibre é disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – como resultado de um projeto coordenado entre o Brasil e a União Europeia iniciado em 2010.

Para realizar os experimentos com a Fibre, parte da infraestrutura da internet é usada como plataforma para testes, o que a torna ideal para o uso em aulas práticas de redes de computadores. A ilha permitirá que alunos, professores e pesquisadores da universidade desenvolvam pesquisas em novas arquiteturas para encontrar novas soluções para a evolução da internet.

Até o momento, a plataforma Fibre é formada por 13 ilhas de experimentação em operação e está disponível remotamente para qualquer universidade, instituição ou empresa no Brasil ou na América Latina que tenha interesse em contribuir para a evolução da internet. Outras ilhas estão previstas para serem inauguradas nos próximos meses na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Outras iniciativas

Atualmente, a universidade mineira está envolvida em dois grandes projetos internacionais, selecionados pela 3ª Chamada Coordenada entre o Brasil e a União Europeia, que poderão utilizar a Fibre como ambiente para testes.

Um deles é o EUBRABigSea, que desenvolve serviços avançados de computação em nuvem para apoiar tecnologias de big data. O outro é o projeto FUTEBOL, que busca fomentar a pesquisa na integração entre as redes ópticas sem fio.

Fonte: MCTIC

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 18/01/2017

Air Jordan V Low Supreme

Date: 
3 years 7 months ago

Comments